dicas
Gráfica Argos - Inicio

Dicas

Dicas de Pré-Impressão

60 linhas/60 LPC: equivalente a 150 LPI. É a resolução de saída de filmes mais utilizada em fotolito. Ela expressa centímetro linear.

300 DPI: é a resolução de saída usada para reproduzir imagens, cromos e fotos para editoração eletrônica.

Arquivo Aberto: é o arquivo salvo no próprio programa criado, como por exemplo: arquivos de Page Maker ou Corel Draw, Illustrator, In Design etc...

Arquivo Fechado: é o arquivo salvo para uma impressora PostScript com todas as configurações de saída de filme (lineatura, resolução, sangria, marcas de corte, marcas de registro etc.)

Desenhos Vetoriais (Curvas): é a descrição geométrica de uma figura por meio de coordenadas de pontos e curvas (vetores). Freehand, Illustrator e CorelDraw são programas vetoriais.

DPI (Dots per Inchs): são pontos por polegada. Unidade mais comum na editoração eletrônica (desktop publishing). É a resolução bruta da imagem de um equipamento (por exemplo, scanner ou impressora).

EPS (Encapsulated PostScript): é um formato básico em editoração eletrônica. Contém as mesmas instruções PostScript que o computador envia a impressora para imprimir o documento. Formato usado para transferir desenhos vetoriais, bitmaps ou páginas inteiras e entre um programa e outro.

LPI (Lines per Inch): é a quantidade de linhas por polegada. É a unidade para guiar meios-tons. Indica o tamanho de ponto e da retícula obtidas na saída para impressão.

Overprint: é a impressão sobreposta. A cor em primeiro plano é impressa sem que a cor que está em segundo plano seja retirada.

PostScript: é a principal linguagem de comunicação entre computadores e impressoras. É fundamental nos programas de editoração eletrônica.

Process Color: CMYK - quadricromia propriamente dita.

Resolução: é a relação entre a quantidade de pixels que compõem uma imagem. Quanto maior a resolução, maior a nitidez e o tamanho do arquivo.

TRAP: é o encaixe que existe entre cores adjacentes no fotolito. Quando geramos um fotolito pelo computador, áreas de cores adjacentes podem ficar tão milimétricamente justas que é inevitável para a gráfica realizar a impressão sem que apareça um filete branco entre elas (falta de registro).

Trapping: é o resultado do encaixe da tinta no papel. Trappings maiores ocorrem em papéis mais absorventes.

Tiff/Tif (Tagged Image File Format): é a imagem mais versátil para uso geral em editoração eletrônica.

Fotolito: é uma película na qual é impressa, por impressora própria, a arte final desenvolvida em computador; após isto é feita a gravação em uma chapa de alumínio que será colocada máquina de offset.

CTP “Computer to Plate” ou Direct to plate: quer dizer “do computador direto na chapa”, ou seja, o arquivo digital é gravado, através de um equipamento próprio, direto na chapa de alumínio que será colocada na máquina offset, excluindo assim o uso de fotolito.

Impressão em Policromia: conferir se fontes estão anexadas ou em curvas; conferir se os bitmaps estão convertidos em CMYK; a prova de cor digital de boa qualidade é importante para dirimir dúvidas em relação às tonalidades das mesmas; para recuo e bordas, manter distância mínima de 5 mm até o corte ou vinco.

Erros Gráficos: peça para alguém conferir os erros ortográficos no trabalho, porque geralmente quem está na frente do computador não consegue achá-los.

Maior segurança com PDF: Mantenha em seu computador o PDF, porque pode ser utilizado a qualquer momento e em qualquer tipo de computador e, ainda, ser impresso em qualquer impressora. Isto impede eventuais problemas de fontes, tão conhecidos entre profissionais que utilizam arquivo aberto.

Cores RGB (Red=vermelho+Green=verde+Blue=azul): são cores que vemos no monitor ou que observamos em um cromo (tom contínuo), por exemplo. São impossíveis de serem reproduzidas no sistema offset. Esta “deficiência” é inerente aos processos diferentes de formação de cores e ocorre, principalmente, com laranjas, azuis e verdes.

IMAGEM

01. Evite ampliar ou reduzir as imagens depois que estas foram reproduzidas, pois perderão a qualidade.

02. O uso de degradês em excesso costuma apresentar problemas no processamento de filmes. Para utilizá-los exporte-os para formato TIF.

03. Evite utilizar o recurso copy e paste, como copiar do CorelDraw e colar no PageMaker, pois as imagens ficarão em formato PICT, que é de baixa resolução para saída de filmes ou chapas.

04. Não esqueça de mandar uma prova atualizada do arquivo para a pré-impressão, identifique o CD também.

05. Quando receber as provas de pré-impressão confira todos os detalhes, fontes, cores, logo do cliente etc.

Dicas de Impressão

Nosso formato máximo de impressão: 64,5 x 45 cm

Nosso formato máximo de entrada de papel: 66 x 47 cm

Gramatura de Papel: é a espessura (peso) do papel (63, 75, 90, 120 ..... gramas).

Papel offset: é o papel offset alcalino produzido a partir de fibras de celulose branqueada de eucalipto, com elevado grau de brancura e excelente opacidade.

Papel couchê: é o papel que pode ser brilhante ou fosco com revestimento nos dois lados, indicado para impressos de qualidade em policromias no sistema offset: catálogos, cartazes, folders, malas diretas, revistas, livros, convites, capas de cd, etc.

Papel Autocopiativo: é o papel revestido quimicamente, com formulação composta de corantes.

Primeira via: formulação de microcápsulas (corantes) no verso da folha, denominado via CB (coating back). Este papel é sempre utilizado como primeira via de formulários, possibilitando a cópia para a segunda via.

Via Intermediária: formulação de microcápsulas (corantes) no verso da folha e revelador na frente, denominado via CFB (coating front and back). Este papel é sempre utilizado como vias intermediárias de formulários, possibilitando o recebimento e a transmissão da cópia para as demais vias.

Última via: composta de um revelador na frente da folha, denominado via CF (coating front). Este papel é sempre utilizado como última via de formulários, possibilitando o recebimento da cópia. Obs.: as vias do papel copiativo reagem somente umas com as outras. Por isso, não é possível usar uma folha de offset normal como primeira via e querer que ela passe a informação para uma via carbonada. Não funcionará, porque as duas vias precisam ser de papel autocopiativo.

4x4 cores: expressão usada para designar uma impressão em quadricromia na frente e no verso de uma lâmina ou página. Existem variações: 4x1 (4 cores na frente e 1 cor no verso); 4x2 (4 cores na frente e 2 cores no verso) e 4x3 (4 cores na frente e 3 cores no verso); 1x1 (1 cor na frente e 1 cor no verso); 2x2 (2 cores na frente e 2 cores no verso); 2x1 (2 cores na frente e 1 cor no verso); e mais.

Escala de cores: é um guia de cores combinadas em C+M+Y, K+C, K+M e K+Y. A escala progressiva de 0 a 100% de densidade é usada habitualmente como referência na reprodução de cromos, simulando o resultado no impresso. Em tempo: C=cyan (azul); M=magenta (rosa); Y=yellow (amarelo) e; K=black (preto).

Imposição: é o método de disposição de páginas de forma a aproveitar a folha onde o material será impresso, para que depois da dobradura e do corte do papel, as páginas estejam devidamente intercaladas e posicionadas.

Lâmina: em impressão chamamos de lâmina o formato aberto do trabalho. Por exemplo: 4 páginas correspondem a uma lâmina de impressão (dobrada) com duas páginas na frente mais duas no verso.

Links: são chamados de link todos os arquivos criados a partir de programas vetoriais, imagens Tiff e EPS e fontes utilizadas no arquivo editorado e aplicados para a saída do filme.

Efeito Moiré (pronuncia-se moarê): erro que acontece quando a angulação do arquivo está incorreta.

Offset plana: impressoras que trabalham com alimentação de papel em folhas.

Offset rotativa: impressoras que trabalham com alimentação de papel em bobinas. Esse tipo de impressora é indicada para rodar revistas, tablóides e jornais em função da sua alta produtividade e rapidez, além da facilidade de ter cadernos em sua saída.

Página: cada uma das faces de uma folha de um impresso ou layout.

Pantone Matchning System: sistema de seleção de cores desenvolvido pela Pantone Inc, a partir de 8 cores primárias especiais que são combinadas em mais de 740 tons diferentes. Esse sistema é amplamente utilizado pela indústria gráfica mundial.

Spread: o mesmo que páginas espelhadas ou consecutivas. Também chamadas de facing pages e são usadas para melhor aproveitamento na saída de filmes.

Stripping: emendas e correções de última hora feitas no filme limpo. O stripping só pode ser aplicado em áreas livres de retículas. Quase sempre no filme do preto.

Tira e retira: termo usado em artes gráficas para designar o processo de cópia frente e verso numa única chapa. Assim é possível imprimir frente e verso numa única passagem. Depois vira-se o papel e, utilizando a mesma chapa, casa-se a frente com o verso.

Quadricromia: os percentuais de cores em quadricromia (ciano+magenta+amarelo+preto) nunca devem ultrapassar 320%. Quando isto ocorre, haverá uma saturação de carga de tinta no papel, comprometendo a qualidade do impresso. Lembre-se: o processo gráfico reproduz a gama de cores utilizando as quatro cores básicas (ciano+magenta+amarelo+preto).

Cores Especiais: Nunca tome como base a tonalidade da cor percebida no monitor. Procure consultar as tabelas de cores para prever como será a reprodução de uma determinada cor especial. Para se obter uma determinada cor Pantone em CMYK procure em uma tabela específica, denominada “solid to process”.

Tabelas Pantone: elas possuem, após o código numérico, a letra “U de Uncoated” ou a letra “C de Coated”. Estas letras designam o tipo de suporte utilizado para reprodução daquele determinado tom e o resultado que será obtido. Uncoated refere-se aos papéis que não possuem revestimento, como o papel alta alvura. Coated refere-se aos papéis, como os papéis couché. Por isso, é bom atentar para as diferenças da reprodução das cores, que têm os seus tons bastante alterados em função do tipo de suporte utilizado.

Sangria: significa que o grafismo (imagem) supera o formato final do impresso. Não esqueça de sempre deixar margem de pelo menos 3 mm para a operação do corte.

Dicas de Acabamento

Dobras: é recomendável evitá-las sobre áreas que recebam cores escuras. Dificilmente, após a dobra, as fibras do papel não serão reveladas (mostradas), provocando aquele aspecto desagradável de “quebrados brancos”. Isso pode ocorrer, mesmo que a dobra tenha sido previamente vincada.

Compensação de páginas: dependendo do número de páginas de um impresso, com acabamento de lombada canoa (grampeado) há necessidade de compensação das páginas em virtude do número de lâminas - quanto mais volumoso, maior a diferença. A lâmina central ficará menor que a capa. Faça um boneco para verificar e prevenir esse problema, calculando uma compensação de páginas.

2013 © Gráfica Argos - Avenida Piauí Nº 308 - Cônego Getúlio | (34) 3821-3190 | Patos de Minas - MG
Midia Proativa