60 linhas/60 LPC: equivalente a 150 LPI. É a resolução de saída de filmes mais utilizada em fotolito. Ela expressa centímetro linear.
300 DPI: é a resolução de saída usada para reproduzir imagens, cromos e fotos para editoração eletrônica.
Arquivo Aberto: é o arquivo salvo no próprio programa criado, como por exemplo: arquivos de Page Maker ou Corel Draw, Illustrator, In Design etc...
Arquivo Fechado: é o arquivo salvo para uma impressora PostScript com todas as configurações de saída de filme (lineatura, resolução, sangria, marcas de corte, marcas de registro etc.)
Desenhos Vetoriais (Curvas): é a descrição geométrica de uma figura por meio de coordenadas de pontos e curvas (vetores). Freehand, Illustrator e CorelDraw são programas vetoriais.
DPI (Dots per Inchs): são pontos por polegada. Unidade mais comum na editoração eletrônica (desktop publishing). É a resolução bruta da imagem de um equipamento (por exemplo, scanner ou impressora).
EPS (Encapsulated PostScript): é um formato básico em editoração eletrônica. Contém as mesmas instruções PostScript que o computador envia a impressora para imprimir o documento. Formato usado para transferir desenhos vetoriais, bitmaps ou páginas inteiras e entre um programa e outro.
LPI (Lines per Inch): é a quantidade de linhas por polegada. É a unidade para guiar meios-tons. Indica o tamanho de ponto e da retícula obtidas na saída para impressão.
Overprint: é a impressão sobreposta. A cor em primeiro plano é impressa sem que a cor que está em segundo plano seja retirada.
PostScript: é a principal linguagem de comunicação entre computadores e impressoras. É fundamental nos programas de editoração eletrônica.
Process Color: CMYK - quadricromia propriamente dita.
Resolução: é a relação entre a quantidade de pixels que compõem uma imagem. Quanto maior a resolução, maior a nitidez e o tamanho do arquivo.
TRAP: é o encaixe que existe entre cores adjacentes no fotolito. Quando geramos um fotolito pelo computador, áreas de cores adjacentes podem ficar tão milimétricamente justas que é inevitável para a gráfica realizar a impressão sem que apareça um filete branco entre elas (falta de registro).
Trapping: é o resultado do encaixe da tinta no papel. Trappings maiores ocorrem em papéis mais absorventes.
Tiff/Tif (Tagged Image File Format): é a imagem mais versátil para uso geral em editoração eletrônica.
Fotolito: é uma película na qual é impressa, por impressora própria, a arte final desenvolvida em computador; após isto é feita a gravação em uma chapa de alumínio que será colocada máquina de offset.
CTP “Computer to Plate” ou Direct to plate: quer dizer “do computador direto na chapa”, ou seja, o arquivo digital é gravado, através de um equipamento próprio, direto na chapa de alumínio que será colocada na máquina offset, excluindo assim o uso de fotolito.
Impressão em Policromia: conferir se fontes estão anexadas ou em curvas; conferir se os bitmaps estão convertidos em CMYK; a prova de cor digital de boa qualidade é importante para dirimir dúvidas em relação às tonalidades das mesmas; para recuo e bordas, manter distância mínima de 5 mm até o corte ou vinco.
Erros Gráficos: peça para alguém conferir os erros ortográficos no trabalho, porque geralmente quem está na frente do computador não consegue achá-los.
Maior segurança com PDF: Mantenha em seu computador o PDF, porque pode ser utilizado a qualquer momento e em qualquer tipo de computador e, ainda, ser impresso em qualquer impressora. Isto impede eventuais problemas de fontes, tão conhecidos entre profissionais que utilizam arquivo aberto.
Cores RGB (Red=vermelho+Green=verde+Blue=azul): são cores que vemos no monitor ou que observamos em um cromo (tom contínuo), por exemplo. São impossíveis de serem reproduzidas no sistema offset. Esta “deficiência” é inerente aos processos diferentes de formação de cores e ocorre, principalmente, com laranjas, azuis e verdes.
IMAGEM
01. Evite ampliar ou reduzir as imagens depois que estas foram reproduzidas, pois perderão a qualidade.
02. O uso de degradês em excesso costuma apresentar problemas no processamento de filmes. Para utilizá-los exporte-os para formato TIF.
03. Evite utilizar o recurso copy e paste, como copiar do CorelDraw e colar no PageMaker, pois as imagens ficarão em formato PICT, que é de baixa resolução para saída de filmes ou chapas.
04. Não esqueça de mandar uma prova atualizada do arquivo para a pré-impressão, identifique o CD também.
05. Quando receber as provas de pré-impressão confira todos os detalhes, fontes, cores, logo do cliente etc.